Informações Básicas
Autobiografia
Eu, Francis Doria Oliveira, natural do Rio de Janeiro, Brasil, começo o relato da minha trajetória profissional e acadêmica no ano de 1997, quando fiz um concurso para estudar em uma instituição e obtive a aprovação! Então dei início ao curso Ciência da Computação na FIAA – Faculdades Integradas Anglo Americano. Logo após iniciar os estudos conquistei um estágio para atuar no setor de suporte e montagem de computadores na empresa Planetcom, embora já tivesse um pouco de experiência com montagem e manutenção de computadores, pois já havia realizado um curso na Faculdade Gama Filho em 1995 e devido a minha admiração, fui em busca de novas experiências e aprendizados, iniciando minha carreira profissional.
Com apenas 3 meses na empresa, em virtude do meu profissionalismo, dedicação e agilidade no aprendizado, assumi a função de técnico de informática, onde realizei diversos trabalhos para grandes empresas, considerado uma fase de grande importância na minha vida profissional, construindo uma base sólida de conhecimentos teóricos e práticos em minha carreira. Confesso que foi uma fase de muitas mudanças e desafios, mas essencial para meu crescimento profissional e de certa forma pessoal.
Nesse período de aproximadamente 1 ano e 3 meses participei de projetos de grande valia para minha carreira, onde adquiri conhecimentos de rede estruturada, cabeamentos, configurações, gerenciamento de servidores e atuando também como Sysop em uma BBS empresa pertencente ao grupo.
Pouco tempo depois tomei a importante decisão de empreender. Então ao final do ano de 1998 fundei a Techouse Rio Informática. Inicialmente tinha como principal objetivo serviços e vendas de equipamentos de informática para pessoas físicas, mas em um curto prazo percebi uma grande necessidade e alta demanda voltada para mercado de vendas e serviços corporativos, reestruturando assim a empresa, direcionei como foco principal ao mercado corporativo.
Meados de 1999 logo após essa mudança dei início ao primeiro grande projeto realizado para Faculdade Unisuam, considerando a primeira venda de impacto financeiro significativo, onde minha empresa foi responsável pelo fornecimento de todos os equipamentos (desktops, impressoras, notebooks, servidores e equipamentos de network) e realizei todo processo de implementação, configuração e gerenciamento de infraestrutura de rede da faculdade.
Em setembro de 2000 foi marcado por um ano de crescimento, inaugurando minha segunda loja com objetivo de captar novos clientes, local para armazenagem de produtos e novo laboratório de montagem e manutenção de equipamentos de informática.
Alguns meses depois iniciei uma importante parceria com a empresa Go2web onde realizamos projetos para grandes empresas e instituições governamentais tais como Governo do Rio de Janeiro, Petrobras, Crefito, Loterj, Disque Denuncia, OAB, McDonald’s, Coca Cola, Downtown Filmes entre outros, sendo um grande marco na história da empresa.
Tais atribuições, sua relevância, e meu desempenho fui premiado ao longo desses anos, pela excelência na execução dos projetos, tendo meu primeiro prêmio em 2004 no projeto MCDonald’s pela excelência e qualidade do trabalho executado em análise de vulnerabilidade, em 2006 premiado novamente pela excelência e agilidade na realização do projeto da Radio MPB FM.
O ano de 2007 foi marcado por dois importantes reconhecimentos dirigido ao meu desempenho em dois grandes projetos. Primeiramente o CENSO, realizado pela Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro, onde fui reconhecido pela excelência e agilidade na entrega antecipada dos 1298 notebooks e suas respectivas configurações (instalação do sistema operacional, drivers e aplicativo desenvolvido pela GO2WEB) para realização do recadastramento de aproximadamente 1 milhão e 500 mil alunos da rede pública do Estado do Rio de Janeiro, nesse mesmo projeto também fui o responsável por treinar e dar suporte a 1200 pessoas que executaram o recadastramento dos alunos nas escolas públicas para utilização do novo sistema e gerencie uma equipe de 30 pessoas internas para validação e correção dos dados cadastrais por todo período do projeto.
Neste mesmo ano também recebi a premiação ao participar do projeto I-PUBLICA desenvolvido para atender o Governo do Estado do Rio de Janeiro no processo de conservação e ordem pública, onde atuei diretamente na estrutura tecnológica para armazenamento, comunicação e transferência de imagens utilizada nos carros, helicópteros e mochilas enviando diretamente para central de operações.
Em Novembro de 2008, convidado a fazer parte da empresa Path ITTS, aceitei o desafio para atuar em soluções corporativas IBM, ferramentas de BI Tableau e Cyber Security. No período de permanência na empresa, atuei diretamente em importantes projetos realizando análise de vulnerabilidade, PDTI, implementação de redes estruturadas, virtualização de servidores e integração de soluções corporativas IBM e ferramentas de BI Tableau.
Buscando cada vez mais conhecimento e especialização dentro do meu campo de atuação, conquistei 21 certificações em soluções corporativas IBM, fazendo com que esse período ficasse marcado por grandes reconhecimentos ao meu desempenho, sendo premiado em 2009 pela excelência e qualidade no projeto realizado para a SER PB (Secretaria de Estado da Fazenda), 2012 Excelência na Implementação e integração das soluções corporativas IBM no projeto Farmácias Pague Menos, segunda maior rede de farmácias do Brasil e em 2013 novamente premiado pela Excelência na Implementação e integração das soluções corporativas IBM no projeto Coca Cola (SAAB).
Em julho de 2013 recebo o convite para fazer parte da empresa Sixbell, multinacional com sede no Chile e escritórios em diversos países (Brasil, Colômbia, Espanha, Mexico é Peru), sendo líder em soluções Telco da América Latina, atendendo as maiores e principais operadoras de telecomunicação (Vivo, Claro, Tim, Embratel, GVT entre outras). Nessa empresa assumo o cargo de Analista de Projetos, responsável por realizar site survey, documentação, vistoria, homologação, treinamento e implementação de cada projeto em ambiente de produção, fui responsável por diversos projetos no decorrer desses 9 anos em que fiz parte da equipe, dando destaque há alguns, IPOJ desenvolvido para Embratel com objetivo de realizar interceptação telefônica judicial a serviço da Policia Federal, ROAMING desenvolvido para TIM com objetivo de utilizar rede inteligente pra notificação e ativação dos serviços de dados e telefonia quando os usuários encontram-se fora da área contratada, SBC rede inteligente desenvolvida para Embratel com objetivo principal em atender diversas empresas que utilizam URAS para serviços inbound e outbound marketing.
Em busca cada vez mais de conhecimento em 2016 ingressei em uma nova graduação, dessa vez em Gestão da Tecnologia da Informação, sendo concluída em 2018 e em seguida iniciei uma Pós-graduação em Segurança da Informação.
O ano de 2020, foi um desafio mundial, com a chegada da pandemia onde ocorreram mudanças, surgindo diversas necessidades. Ocorreu um grande crescimento no setor, pois nunca havia sido tão necessário ter conexões e serviços de Telecomunicações de alta performasse, afinal, o mundo passou a trabalhar em home office. Surgindo nesse momento um desafio de grande impacto para Sixbell, desenvolver uma solução para atender ao programa governamental AUXÍLIO EMERGENCIAL, concedido pelo Governo Brasileiro no período pandêmico. Minha equipe teve como principal obstáculo, o tempo. Em se tratando de um projeto emergencial, trabalhamos incansavelmente para concluir toda demanda deste importante projeto e colocá-lo em produção em tempo recorde, pois milhares de brasileiros dependiam do tal para receber ajuda financeira em um momento tão caótico. O referido destaque se deu pela execução deste projeto com extrema qualidade de resultados e pontualidade absoluta, como em nenhum outro na história da empresa.
Minha participação de forma sólida no desenvolvimento deste projeto, concederam conquistas e reconhecimentos além de uma nova premiação, esta por Excelência, Qualidade e Agilidade na Implantação.
A convite da empresa C-Mobi – Rede de concessionárias de veículos elétricos, em julho de 2022 iniciei um novo desafio, desta vez assumindo o cargo de gerente de TI. Podendo atuar em diversas mudanças na empresa, implementando um novo sistema ERP na empresa, sistema este que é responsável pelo Controle de emissão de notas fiscais (NF-e, NFC-e, NFS-e), Controle de estoque, Vendas (Pedidos, Vendas, Orçamentos, OS, PDV), Controle financeiro, Emissão de boletos, Cadastros, Relatórios, Integrações com lojas virtuais e plataformas de pagamento. Integração do sistema interno com o sistema RENAV (Registro Nacional de Veículos), gerenciamento a integração do sistema interno com o sistema WEBRENAV, responsável este, pelo fluxo de transferência entre fornecedores, C-Mobi e cliente final. Validação de cadastrados na BIN (Base de Índice Nácional) e emissão de ATPVE (Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo).
Em 2023 com a abertura de mais uma nova concessionária, projetei e coordenei toda instalação de CFTV, Alarmes e rede estruturada da empresa, realizando a integração e comunicação entre as lojas.
Tendo como outras responsabilidades a parametrização e adequação dos processos internos para cada área específica da empresa, treinamento técnico de novas tecnologias, geração e análise de relatórios para melhoria constante do TMA (Tempo Médio de Atendimento) da equipe técnica e responsável pelo versionamento e atualização de novas versões dos módulos centrais, módulos de alarme e GPS.
Ao longo de minha carreira assumi um compromisso excepcional com a excelência e a inovação. Minhas habilidades de liderança e profundo conhecimento técnico impactaram profundamente as empresas ao qual atuei.
Analista de Projetos / Rede / Segurança
Rio de Janeiro
Informações Acadêmicas
Gestão de Tecnologia da Informação