A ANETI – Associação Nacional dos Especialistas em Tecnologia da Informação, vem a público manifestar seu repúdio às declarações do Sr. Sérgio Medeiros, consultor de TI da Caixa Econômica Federal, proferidas durante a edição 2024 da FEBRABAN Tech. Suas palavras representam um desrespeito aos princípios e valores fundamentais da indústria de TI, especialmente no que tange à responsabilidade, ao bom senso, ao profissionalismo e à ética.
Aqui, valorizamos e defendemos a importância do trabalho bem feito, da conformidade com as melhores práticas e da adoção de padrões de segurança, privacidade e governança de TI. A postura expressa pelo Sr. Sérgio Medeiros vai na contramão do que a nossa indústria se esforça para promover: qualidade, segurança e confiabilidade em sistemas e serviços de TI.
Ao afirmar que “não precisamos mais da TI e que a IA é suficiente”, o Sr. Medeiros demonstra um profundo desconhecimento sobre a complexidade e a importância dos profissionais de TI. A Inteligência Artificial (IA) é uma ferramenta de grande impacto, mas deve ser utilizada de maneira responsável e ética, complementando, e não substituindo, o trabalho dos especialistas em TI. A adoção de IA sem a devida consideração às melhores práticas, controles de conformidade e princípios de arquitetura e projeto é temerária e contrária ao que defendemos.
A TI é fundamental para a segurança, a eficiência e a inovação nas empresas. A integração de IA e outras tecnologias emergentes só é possível graças ao trabalho contínuo de especialistas em TI que desenvolvem, implementam e mantêm sistemas complexos que suportam as operações de negócios. A Inteligência Artificial, por si só, não pode substituir o conhecimento, a experiência e a capacidade de adaptação dos profissionais de TI frente às constantes mudanças e desafios do mercado.
É preocupante que alguém em posição de influência, como o Sr. Medeiros, adote e promova uma atitude de desprezo pelas normas e práticas estabelecidas, sugerindo que é aceitável “fazer tudo errado” desde que funcione. Tal abordagem fere os princípios dos testes, pesquisas e boas práticas que ao longo do uso demonstram o caminho correto a ser seguido, como ITIL, COBIT, ISOs, além de desrespeitar os profissionais dedicados que trabalham arduamente para garantir a segurança, a eficiência e a confiabilidade dos sistemas de TI.
A ANETI apoia e reafirma seu compromisso em valorizar e defender os profissionais de Tecnologia da Informação, essenciais para o desenvolvimento sustentável e seguro da economia digital, cuja dedicação e competência são fundamentais para o avanço tecnológico e a segurança das operações digitais em todo o país. É essencial que se reconheça e valorize o papel insubstituível desses especialistas, cuja contribuição é vital para a evolução e a prosperidade das organizações e da sociedade como um todo.
*Diretoria da ANETI*